Bullying NÃO!
- Grêmio Estudantil Voz Ativa
- 16 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
São diversos os tipos de Bullying:
Acusar a vítima de não servir para nada;
Ataques físicos contra uma pessoa sejam contra o corpo ou propriedade;
Depreciar a vítima sem qualquer motivo;
Exclusão do aluno do grupo social;
Injúria;
Calúnia ou difamação;
Perseguição;
Chantagem;
Discriminação;
Colocar a vítima em situação problemática com alguém;
Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa, sobre o local de moradia, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda e nacionalidade.
Consequências do Bullying e do Cyberbullying
Baixa auto-estima;
Medo;
Angústia;
Pesadelos;
Falta de vontade de ir à escola e rejeição da mesma;
Ansiedade e dificuldades de relacionamento interpessoal;
Apesar de receber o nome de Bullying hoje, essas “piadas engraçadas” sempre aconteceram e existem pessoas que ainda carregam esse peso, como é o caso da jovem Lígia Évelin Waldschmidt, de 25 anos. Ela disse que por ser muito magra na infância recebia apelidos como: “Magrela, Olivia Palito, Saco de Osso, Vassoura, Vara Pau, Perna de Ciriema” e que a mandavam comer feijão para engordar.
Devido as ofenças, Lígia começou a ter problemas de saúde. Ela contraiu vigorexia, que é o contrário de anorexia. Ela afirma: “Tem vez que vou no restaurante e como um kilo de comida para engordar, sei que faz mal, mas minha cabeça me manda comer muito, até a barriga doer. Além disso fico duas horas na musculação, pego até 200 kg no aparelho leg 45 para engrossar as pernas, tomo 14 comprimidos para engordar e criar massa e tomo três shakes por dia”.
Ela disse ainda que tentou tratamento com um psicólogo mas sem êxito. Seus pais sabem desse problema e brigam muito com ela para comer menos gordura e para parar com os remédios, dizendo que futuramente tudo isso fará muito mal a ela. Finaliza dizendo: “Vou tomar os remédios até ficar satisfeita com meu corpo”.
Os atos de Bullying ferem os princípios constitucionais: respeito à dignidade da pessoa humana e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. Além disso, cada um possui sua particularidade e devemos respeitar as demais características que apresentar. Sâo as diferenças que possibilitam o nosso crescimento.
Dificuldade de concentração, diminuição do rendimento escolar;
Dores de cabeça, estômago e algumas não especificadas;
Mudanças súbitas de humor;
Vômitos;
Urinar na cama;
Falta de apetite ou apetite voraz;
Choro;
Insônia;
Medo do escuro;
Ataques de pânico sem motivo;
Sensação de aperto no coração;
Aumento do pedido de dinheiro aos pais;
Furto de objetos em casa e surgimento de material escolar danificado;
Abuso de álcool ou entorpecentes;
Automutilação;
Stress;
Em casos extremos, suicídio.
Posts recentes
Ver tudoCultura • Montagens de peças de teatro • Dança • Exposições de desenhos, pintura e escultura • Festas • Shows • Festivais de bandas ...
留言